Trabalhos Científicos



NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHO CIENTÍFICO PARA O XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA E VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA 16 A 19 DE MAIO de 2018 – JOIVILLE-SC,

“POLINIZAÇÃO, TECNOLOGIAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA O CRIADOR DE ABELHAS NO BRASIL”
2017

Datas importantes:
Envio de resumos: até 01/03/2018. Divulgação dos Resumos Aprovados: 01/04/2018. O anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA E VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA serão ordenados em grandes temas tanto na área de apicultura como na área de meliponicultura que estarão dispostos da seguinte maneira:

1- APITERAPIA, ENSAIOS IN VITRO , FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
2 - BIODIVERSIDADE
3 - BIOLOGIA, MORFOLOGIA, COMPORTAMENTO e MELHORAMENTO GENÉTICO.
4 - BOAS PRÁTICAS E SEGURANÇA NO TRABALHO, COM AS ABELHAS.
5- FLORA APÍCOLA, MELIPONÍCOLA E POLINIZAÇÃO
6-QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DOS PRODUTOS DAS COLMEIAS
7 – SANIDADE
8 - EFEITOS DOS AGROQUIMICOS SOBRE ABELHAS E PRODUTOS
9-SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO, PERFIS E LEVANTAMENTO SOCIO ECONÔMICOS, ECONÔMIA CRIATIVA E SOLIDARIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL
10 - TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO
11 - TECNOLOGIA DO PROCESSAMENTO
12- EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA APICULTURA e MELIPONICULTURA
13 - REGISTROS TÉCNICOS:
Este espaço foi reservado a autores de instituições apícolas e meliponícolas como: Comunidade, associações, cooperativas e federações, que mesmo não tendo realizado um trabalho com o rigor científico, mas apresente registros, memórias, eventos e observações pessoais que possam contribuir para enriquecer o congresso poderão ser submetidos conforme normas de apresentação.
14- II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR EM APICULTURA E MELIPONICULTURA – ENIC JR
II Encontro de Iniciação Científica Junior em Apicultura e Meliponicultura organizado pela Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira de Apicultura- CTC-CBA está voltado para alunos do Ensino Médio ou Técnico das escolas públicas e privadas apresentarem suas produções científicas nas referidas áreas.
O II ENIC JR será uma oportunidade para os alunos e seus professores orientadores apresentarem seus relatos de pesquisa técnico-científicas, registros de memórias, suas experiências em dados parciais ou na integra de seus trabalhos interdisciplinares realizados na escola, que possam contribuir para o enriquecimento do congresso e servir de estimulo aos estudantes e professores do ensino médio.
Para submissão dos resumos o autor deverá seguir as regras gerais para a formatação de resumos, apresentadas abaixo. Aceitos, os mesmos serão publicados em sua forma original nos Anais do evento em capitulo próprio.
Observação o grupo de autores deverá ser composto exclusivamente por alunos, professores e orientadores do ensino médio.

Normas para envio de resumos e para apresentação do pôster.
Envio dos trabalhos científicos

1 – Cada primeiro autor poderá inscrever até 3 trabalhos na sua primeira autoria;
2 - Os trabalhos serão aceitos unicamente em forma de resumo;
3 - Para submeter o(s) trabalho(s) é necessário que um dos autores esteja com sua inscrição devidamente quitada até 01/032017.
4 - Cada trabalho poderá ter no máximo 5 autores (incluindo o autor principal);
5 - O envio do(s) resumo(s) deverá(ão) ser realizados exclusivamente em arquivo “.pdf “ anexado pelo link do Congresso;
6 - O prazo de submissão dos trabalhos é até 01/03/2018;
7 - O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado através do site do evento, a partir do dia 01/04/2018; 8 – Os trabalhos serão analisados por avaliadores da Comissão Técnico Cientifica-CTC-CBA. A decisão da comissão avaliadora é suprema e irrevogável, não serão aceitas solicitações de reavaliação de trabalhos não selecionados.
9 - É permitida a apresentação de, no máximo, 03 (três) trabalhos por inscrição.
10 – O apresentador deverá ser um dos autores do trabalho, e ter sua inscrição devidamente efetivada.

Conteúdo do resumo
ATENÇÃO AUTORES: Confiram os trabalhos antes da postagem final para evitar erros!

Apresentação dos Resumos:
- Título do trabalho em caixa alta, fonte Arial 14
- Autores e instituição de origem. Colocar apenas o nome de citação (exemplo: Santos, C.D.1; Martins, F.G.2; Silva, J.L.3) e na ordem em que devem aparecer nos anais do evento e no pôster.
- Nominar a instituição de origem e email de contato de acordo com os números sobrescritos junto aos autores (1- Instituição, e-mail; 2- Instituição, e-mail...).

O texto do resumo deve conter: Introdução (opcional), objetivos, material e métodos, resultados e conclusão. Agradecimentos (opcional). Após o texto do resumo o autor deverá registrar no mínimo 3 palavras chaves.

Normas para formatação do resumo
O resumo deverá estar contido num único parágrafo sem recuo na primeira linha, utilizando o espaço máximo de uma folha no formato A4, orientação retrato, margem superior de 2,5 cm, margem esquerda e direita de 3,0 cm, fonte da letra ARIAL 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e conter no máximo 350 palavras considerando apenas o texto científico. Não serão aceitos gráficos ou figuras, bem como revisões bibliográficas.

A responsabilidade pelos dados enviados são exclusivas dos autores. A Comissão Técnica-Científica do Congresso não tem permissão para alteração dos resumos eletrônicos enviados mesmo com a autorização dos autores, portanto, serão reprovados também os trabalhos que não estiverem corretamente diagramados.
Normas para formatação do pôster

Formato 120 cm de altura por 90 cm de largura. Deve ser preparado de forma clara e estética apresentando a) título; b) autor (es); c) Instituição (ões) de origem; d) introdução; e) objetivo (s) f) material e métodos; g) resultados conclusões h) agradecimentos (opcional).

Apresentação dos pôsteres
O local, data e horário das apresentações dos pôsteres serão divulgados juntamente com os resultados das avaliações dos resumos: 01/04/2018 no site do evento.
Caso nenhum dos autores estejam presentes, não será emitido certificação.
A responsabilidade pela colocação, segurança, e retirada do pôster é única e exclusiva do(s)autor(es).

Informações importantes:
1 - Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
2 - A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, sem possibilidade de revisão.
3 - Todos os resumos aceitos serão publicados nos anais do congresso.
4- Ao final do Congresso haverá premiações para os 3 primeiros lugares que serão julgados quanto as seguintes abordagens:
a) Originalidade do tema;
b) conteúdo;
c) domínio do tema;
d) elaboração do banner de acordo com as normas,

DUVIDAS ENVIAR PARA : conbrapicientifico2018@gmail.com

Profa. Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto-UNITAU
Presidente da Comissão Nacional Científica-CONBRAPI 2018
Pesquisador Dr. Carlos Orenha-EPAGRI
Presidente da Comissão Estadual Científica-CONBRAPI 2018